10 fatos fascinantes sobre o nordeste brasileiro

Sendo uma das cinco regiões do Brasil definido pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O Nordeste brasileiro possui uma área equivalente à Mongólia ou do estado de Amazonas, foi berço da colonização portuguesa no Brasil e também já foi o centro financeiro do país até meados do século XVII. Bem dotada de belezas naturais, é uma das regiões brasileiras que apresenta maior potencial turístico. Confira então os 10 fatos fascinantes sobre a região nordestina.

10. Já foi invadida por holandeses

Invasão-holandesa-nordeste
wikipedia.org

Em 1630, a Capitania de Pernambuco foi invadida pela companhia holandesa das Índia Ocidentais. Em 26 de dezembro de 1629, partia de São Vicente (Cabo Verde), uma esquadra com 66 embarcações e 7.280 homens em direção a Pernambuco. Os holandeses, desembarcando na praia de Pau Amarelo, conquistam a capitania de Pernambuco em fevereiro de 1630 e estabelecem a colónia Nova Holanda.

A frágil resistência portuguesa na passagem do Rio Doce, invadiu sem grandes contratempos, Olinda e derrotou a pequena, porém aguerrida, guarnição forte (que depois passaria a ser chamada de Brum), porta de entrada para Recife através do istmo que ligava as duas cidades.

9. É a região do Brasil que teve maior repulsão populacional nas décadas de 60 até 80

sertão-nordestino
wikipedia.org

Devido à enorme desigualdade de renda, à grande concentração fundiária e ao problema da seca no sertão nordestino, o Nordeste a contar da época do império D. Pedro II e especialmente na segunda metade do século XX foi uma região de forte repulsão populacional. Também devido à oferta de empregos em outras regiões do Brasil, principalmente nas décadas de 60, 70, 80, a migração nordestina teve destaque na dinâmica populacional brasileira. Mas nos últimos anos, o movimento tradicional da migração tem reduzido ou até invertido na região Nordeste.

8. Possui os mais baixos indicadores socioeconômicos do país

baixo-indicide-socioeconomico-nordeste
wikipedia.org

A região nordestina mantém problemas históricos como: agricultura atrasada e pouco diversificada, grandes latifundiários, uma indústria pouco diversificada e de baixa produtividade. As distintas caraterísticas entre o Nordeste e outras regiões do país, além de acentuar as desigualdades regionais, formam um cenário propício à migração nordestina. No entanto, apesar de vir apresentado grande melhoria nos últimos anos no que tange à qualidade de vida de sua população, tem ainda os mais baixos indicadores socioeconômicos do país.

7. Foi a primeira região do país a ser colonizado por portugueses

colonização-nordeste-portugueses
wikipedia.org

Tendo sido a primeira região a ser colonizada por portugueses, ainda no século XVI, que ai encontraram as populações nativa e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada. Sua base luso-brasileira, com grandes influências africanas, em especial na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão e ameríndias, em especial no sertão semiárido.

Em João Pessoa, encontra-se um grande projeto arquitetônico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Trata-se da Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, onde semanalmente acontecem exposições de projetos de artes, cultura e tecnologia desenvolvidas na região.

6. Já foi invadida também por ingleses

nordeste-invadida por-ingleses
wikipedia.org

Em uma expedição James Lancaster saiu de Blackwall, na grande Londres (Reino Unido), em outubro de 1594, e navegou através do Atlântico capturando numerosos navios antes de atingir Pernambuco. Ao chegar, Lancaster confrontou a resistência local, mas se deparou na entrada do porto com três urcas holandesas, das quais levantaram âncora e deixaram o caminho livre para a invasão inglesa, e além de não terem oposto à ação, terminaram por se associar aos ingleses, fretando seus navios para o transporte dos bens subtraídos em Pernambuco. Lancaster tomou então Recife e nele permaneceu por quase um mês, espaço de tempo no qual se associou aos franceses que chegaram no porto e derrotaram uma série de contra-ataques portugueses.

5. É a região brasileira com maior números de estados

Sendo a região brasileiro com maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Noronha e Arquipélagos de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) Sergipe. Estas regiões foram o berço da colonização portuguesa no país.

4. Possui a maior costa litorânea

nordeste-maior-costa-litoranea
wikipedia.org

A área do nordeste brasileiro é de aproximadamente 1.558.196 km2, equivalente a 18% do território nacional e é região que possui maior costa litorânea. A região possui estados com maior e menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral.

A região toda possui 3.338 km de praias. Está situado entre os paralelos de 07° 12” 35” de latitude sul e 48° 20” 07” de latitude sul e entre o meridianos de 34° 47” 30” e 48° 45” 24” a oeste do meridiano de Greenwwich. Limita-se a norte e a leste com o oceano Atlântico, ao sul os estados de Minas Gerais e Espirito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.

3. Possui a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões

A economia da região do nordeste brasileiro foi a base histórica do começo do Brasil, já que as atividades em torno do pau-brasil, da cana-de-açúcar predominaram e foram iniciadas no nordeste. Ela já foi a região mais rica do país até meados do século XVIII.

A região nordestina é, atualmente, a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Com 16,2% de participação no PIB e à frente da região Centro-oeste (9,6$ de participação do PIB). Ainda assim, é região com mais baixo PIB per capita.

2. Possui o estado com maior destino turístico para os paulistanos

Bahia-maior-destino-turistico-para-paulistas
wikipedia.org

Bahia superou o estado de Rio de Janeiro e foi eleito como melhor destino turístico do Brasil para habitantes de São Paulo, segundo levantamento feito pelo jornal folha de S. Paulo. Segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados adota o território baiano como principal lugar para se conhecer, segundo os paulistas.

1. É região mais seca do Brasil

nordeste-região-mais-seca-Brasil

Na região nordeste existe a região do semiárido que é delimitada pela região chamada de Polígono das Secas, criada em 1951 pelo governo federal para combater as secas e diminuir seus efeitos a população sertaneja, compreendendo parte de quase todos estados da região, sendo exceção o estado do Maranhão, além do norte de Minas Gerais.

Inicialmente Polígono abrangia cerca de 950 mil Km2, estendendo-se basicamente pelas áreas de clima semiárido. Entretanto, após a ocorrência de grandes secas, a área do Polígono foi ampliada, alcançando parte do estado de Minas Gerais, também atingido pela estiagens. Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem, a maior parte da população sertaneja enfrenta muitas dificuldades por causa da falta de água.

 

COMPARTILHAR