10 fatos fascinantes sobre a cidade São Paulo

A capital paulista é um dos poucos lugares capazes de mesclar harmoniosamente modernidade e história. Já foi palco de acontecimentos marcantes que envolvem desde as margens do Ipiranga, passando por revoluções políticas, culturais e protestos em favor da democracia.

Minuciosamente desenhada por multinacionalidade, culturais, crenças, formações e ideias, a grande metrópole bandeirante é verdadeiramente cosmopolita, por vocação e adoção. Confira então os 10 fatos fascinantes sobre São Paulo.

10. Como surgiu o nome São Paulo
origem-nome-cidade-são-paulo

O nome São Paulo foi escolhido porque é o dia da fundação do colégio 25 de janeiro, mesmo dia no qual a igreja católica celebra a conversão do apóstolo de Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus – uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris.

9. É 7ª cidade mais populosa do mundo
são-paulo-cidade-mais-populosa-america

Com cerca de 22 milhões de habitantes, é também a cidade mais populosa da América e é a 8ª maior aglomeração urbana do mundo. Possuindo um caráter cosmopolita, sendo que, em 2016, possuía moradores nativos de mais 195 países diferentes.

Posteriormente, através da lei complementar, foram criadas as regiões metropolitanas da Baixada Santista (1996), Campinas (2000), Vale do Paraíba e Litoral Norte (2012) e Sorocaba (2014). Essas regiões metropolitanas, junto com a Grande São Paulo, formam um espécie de macrometrópole.

Atingindo cerca de um milhão de habitantes na década de 1930 e se configurando como o município mais populoso do Brasil desde 1960, quando ultrapassou o Rio de Janeiro em população.

8. É cidade mais multicultural do Brasil
São-paulo-cidade-multicultural

Desde de 1870, aproximadamente 2,3 milhões de imigrantes chegaram ao estado, vindo de todas as partes do mundo. Atualmente, é cidade com as maiores populações de origens étnicas italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa, alemã, e árabe fora dos seus respectivos países e com maior contingente nordestinos fora do Nordeste.

A comunidade italiana é uma das mais fortes, marcando presença em toda a cidade, possuindo assim mas descendentes de italianos que qualquer outra cidade italiana. Há também uma forte presença da comunidade portuguesa, estima-se que três milhões de paulistanos possuem origens em Portugal. A colônia judaica representa mais de 60 mil pessoas em São Paulo, ainda podemos destacar a comunidade armênia e alemã.

7. É maior cidade Japonesa fora do Japão
são-paulo-maior-cidade-fora-do-japão

Com cerca de 456 mil pessoas de origem oriental, dos 326 mil são japoneses. Os imigrantes vindos do Japão começaram a chegar em 1908 e imigraram em grande número até a década de 1950.  A maior concentração de orientais na cidade está no distrito da Liberdade. Este distrito possui inúmeros restaurantes Japoneses, lojas com peças típicas do Japão, e nele veem-se letreiros escritos em japonês e ouve-se muito o idioma japonês.

6. Abriga uma das maiores florestas urbanas do planeta
parques-sãp~paulo

Possuindo quarenta parques municipais e estaduais, como parque o Parque Estadual Turístico da Cantareira, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão verde de São Paulo, que abriga uma das maiores florestas urbanas do planeta com 7 900 hectares de extensão, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Parque Ibirapuera, o Parque Ecológico do Tietê, o Parque Estadual do Jaraguá, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994, entre outros.

No município é possível observar pássaros florestais que geralmente aparecem na primavera, devido ao cinturão da mata nativa que ainda cerca a região metropolitana.  Apesar da intensa poluição, os principais rios da cidade, o Tietê e o Pinheiros, abrigam várias espécies de animais como capivaras, gaviões, quero-quero, garças africanas e ratões Banhado.

5. Possui o maior PIB dentre as cidades brasileiras
PIB-são-paulo-gráfico

Possuindo o maior Produto Interno Bruto (PIB) dentre aa cidades do Brasil e o décimo maior do mundo e, segundo projeção da Pricewaterhousecoopers, será o sexto maior em 2025.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 seu PIB foi de 570 706 191 594, 60 reais, o que equivale cerca de 10,7% do PIB brasileiro, 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo e 21 % da economia da região Sudeste.

De acordo com uma pesquisa divulgada da Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (Fecomercio), se fosse um pais, a cidade de São Paulo poderia ser classificada com a 36ª maior economia do mundo, acima de nações como Portugal, Finlândia e Hong Kong.

4. É considerada o polo cultural do Brasil
são-paulo-polo-cultural

Tendo-se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Apesar de tradicionalmente rivalizar com o Rio de Janeiro o status de sede das principais instituições do país, é em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura tendo hoje se consolidado com uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina.  A cultura da cidade de São Paulo foi influenciada largamente pelos diversos grupos de imigrantes que ali se estabeleceram principalmente os italianos.

Possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares e grandes eventos culturais como a Bienal de São Paulo, Virada Cultural e o São Paulo Jazz Festival.

3. São Paulo é um dos principias polos de Saúde na América Latina
são-paulo-polo-saúde

Entre os melhores hospitais estão o Hospital Albert Einstein, classificado como melhor da América Latina, o Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, o maior complexo hospitalar latino-americano, o Hospital Sírio-libanês e o Instituto do Câncer, o maior centro de oncologia da América Latina.

2. Recebeu a primeira partida de futebol do Brasil
primeira-partida-futebol-são-paulo

14 de abril 1985, uma data histórica para o esporte: pela primeira vez, uma bola de futebol rolou em solo brasileiro. A primeira partida do país aconteceu em um campo paulistano, na Várzea do Carmo, hoje parte do bairro do Cambuci.  São Paulo Railway, time de Charles Miller com mesmo nome da primeira estrada de ferro paulista, jogou contra a equipe da Companhia de Gás. Vitória dos homens dos trilhos, por 4 a 2. Os times eram formados por peladeiros ingleses que moravam em São Paulo.

1. A frota de motos cresce três vezes mais rápido que a de carros
frota-moto-aumento-maior-carro-são-paulo

Em 10 anos, a frota de carros cresceu 40%, de 3, 6 milhões para 5,1 milhões – sem obviamente, que território da cidade aumentasse em contrapartida. Resultado: com transito parado, a cidade ficou ainda mais dependente dos motobóis. Sem falar nos cidadãos comuns, que acabam precisando de motos para ir e voltar ao trabalho a tempo. Nessas, números de motos cresceu muito mais do que o de carros: foi um aumento de mais de 130%, subindo de 365 mil em 2005 para os 833 mil que temos hoje.

COMPARTILHAR